Ferramentas de Marketing Digital: saiba por que integrá-las ao seu negócio

Quem tem um negócio precisa estar atento em relação às ferramentas de marketing digital que podem ser aplicadas na empresa.

Isso porque, a sociedade está imersa nas conexões com o ambiente digital e, por isso, o marketing aperfeiçoou suas estratégias para redes sociais, sites e blogs. 

Essas estratégias têm como objetivo atrair o cliente, além de convencê-lo a comprar seus produtos e serviços, fazendo com que ocorra um aumento na receita de seus negócios. 

Além disso, o marketing digital também consegue promover sua empresa, fazendo com que ocorra o aumento da visibilidade diante dos clientes, assim como da concorrência. É o marketing se adaptando ao cenário digital e os benefícios chegando em seu negócio. 

Vamos conferir mais detalhes sobre essas ferramentas no decorrer do material a seguir?

Quais ferramentas de marketing digital você deve conhecer?

Existem várias ferramentas de marketing digital que podem ser aplicadas em sua empresa, com objetivos diferentes. 

Sua empresa pode desejar entender melhor as métricas, criar produtos para publicação em redes sociais ou, até mesmo, automatizar postagens e atividades. Por isso, confira 04 ferramentas que são indispensáveis ao seu negócio:

  • Google Analytics;
  • Canva;
  • Campanha Ads;
  • Ferramentas de automação.

Nossa primeira dica de ferramenta de marketing é contar com plataformas como o Google Analytics, plataforma do Google que pode ser integrada ao site e que ajuda a conhecer quem é seu público de forma detalhada, identificando seu comportamento e os resultados/métricas conforme esses pontos de interesse.

Com isso, é possível entender o tráfego das páginas, o tempo de duração de uma navegação (ou seja, o tempo que um cliente permanece no site), bem como consegue estabelecer métricas e fazer comparações ao longo dos meses. 

Isso é fundamental para que seja possível direcionar as estratégias de publicidade, por exemplo, e fazer os ajustes necessários em sua campanha e conteúdos produzidos. 

A segunda dica diz respeito ao uso do Canva, uma plataforma de criação de material digital que possui templates prontos para redes sociais, contribuindo bastante com a produção de materiais e otimizando o tempo na confecção de artes. 

Ao recorrer a essa ferramenta, a empresa consegue ter ideias de publicação e de material personalizado que pode ser enviado ao seu cliente de forma atrativa e dinâmica.

Outro ponto de destaque diz respeito ao investimento em campanhas Ads, que é essencial para sua empresa! 

Se seu negócio possui um site ou redes sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter Ads, é fundamental investir em campanhas personalizadas e anúncios publicitários para alcançar os potenciais clientes de forma segmentada e efetiva. 

Por meio dessa ferramenta, é possível criar uma campanha nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas consigam ver seu anúncio e, consequentemente, tenham interesse pelo seu negócio. 

Para anunciar dessa forma é necessário que a empresa consiga delimitar o valor do investimento, assim como o tempo de duração da sua campanha. 

Por fim, outra dica diz respeito a ferramentas de automação, que são essenciais para programar as postagens em redes sociais, assim como realizar o envio de email marketing personalizado para a audiência, melhorando as interações e, consequentemente, a confiança e fidelização desses usuários. 

Como preparar um conteúdo que atraia seu público no ambiente digital?

Agora que você já conhece algumas ferramentas que podem ser utilizadas no marketing digital, é importante citarmos a estratégia de Inbound Marketing para otimizar o uso dessas ferramentas e conseguir desenvolver ainda mais o negócio.

Basicamente, essa estratégia consiste no conjunto de ações voltadas para a atração, fidelização, conquista e melhora do relacionamento da marca com o cliente, sendo que a principal ação é voltada para a criação de campanhas mais “passivas” e produção de conteúdos de qualidade. 

Nesse sentido, a função do inbound marketing é desenvolver um conteúdo atrativo que possa ser veiculado (bem como gerir interações) para rede social, site ou blog, permitindo atrair seu público-alvo e trazer bons resultados para a empresa.

Além disso, a ação consiste em compreender – também – que o processo do relacionamento do cliente com a marca não deve ser finalizado no processo de compra, mas apresentar uma continuidade para fidelizá-lo e garantir novas operações.

Essa técnica pode ser aplicada de várias formas, mas neste artigo, ressaltamos a importância de investir em Marketing de Conteúdo

Geralmente, quem desenvolve esse material são profissionais da área do marketing, publicidade e propaganda e, até mesmo, do jornalismo; visando trazer informações de valor e técnicas de posicionamento, promovendo que os potenciais clientes encontrem os sites e se sintam atraídos pela marca.

Para aplicar a técnica, a empresa precisa conhecer seu público-alvo de forma detalhada. Isso representa dizer conhecer seus gostos, formas de vida, preferências e assuntos que eles julgam ser interessantes. 

Somente assim é possível produzir um material que capte o interesse do cliente, diante da concorrência e da imensa exposição de conteúdo na rede. 

Com isso, por meio do marketing de conteúdo, é possível produzir um material diverso, investindo em textos muito bem estruturados, fotografias, criação de infográficos e artes, podcasts ou outros elementos de material sonoro, que são importantes para atrair a atenção do seu público, fazendo com que seu negócio cresça.