Como Justificar o Texto no WordPress em 5 minutos

Vivemos em mundo extremamente conectado. A revolução da internet mudou – por completo – a forma como o ser humano envia e recebe informações. Por ela, é possível saber – instantaneamente – o que acontece em qualquer lugar do mundo com apenas um celular em mãos.

É por conta de uma das boas consequências deste novo mundo que vivemos que criamos este artigo: iremos te ensinar como justificar o texto no WordPress de maneira absolutamente simples e rápida – uma ferramenta fruto dessa revolução que encaramos hoje em dia e que veio para tornar a vida muito mais simples.

Entretanto, antes de irmos direto no assunto e respondermos a sua dúvida de como justificar o texto no WordPress, precisamos saber de um detalhe que, no fim das contas, vai fazer toda a diferença: é realmente recomendado justificar o texto? Existe algum motivo significativo da opção de justificar o texto ter sido retirada do WordPress?

Milhões de pessoas ao redor do globo utilizam os sites de busca – o Google, por exemplo – que se utilizam de algoritmos para ranquear um site – tanto para cima quanto para baixo – e recomendá-lo ao usuário na medida em que este cumpre com os requisitos do sistema. E ter um texto justificado na sua página pode ser penalizado pelo algoritmo. Entretanto, antes de falarmos exatamente como justificar o texto no WordPress, qual é exatamente o problema?

Por que o texto justificado se foi, e por que evita-lo?

Ter um texto justificado é uma formatação bastante usada ao redor do mundo, principalmente em artigos acadêmicos; sua maneira de agrupar as palavras atribui ao texto um caráter mais “limpo” e que, para muitos, o torna ainda mais fácil de ser lido e compreendido.

Como Justificar o Texto no WordPress
Como Justificar o Texto no WordPress.

Entretanto, para muitos outros leitores – na realidade, para a maioria deles – um texto justificado mais atrapalhada do que ajuda. E é justamente por esse motivo que o algoritmo do Google, por exemplo, penaliza páginas com um texto completamente justificado.

Por isso, para te ensinar a como justificar o texto no WordPress, é importante explicarmos por que essa função – que antes existia no programa – não existe mais. A razão para o sistema de pontuação dos sites de busca está centrado em um ideal comum: inclusão digital.

A inclusão digital

Para se ter um texto mais inclusivo, é interessante que ele possa ser lido pelo maior número de pessoas possível, e isso obviamente inclui pessoas com pequenos problemas psicológicos, como TDAH, por exemplo.

Apesar do texto justificado ser mais agradável esteticamente (justamente pelo seu caráter limpo e polido), e ser uma exigência por parte da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas), pessoas com essas condições tem dificuldades severas em ler parágrafos longos – típicos de um texto justificado.

Esse problema acontece tanto pelo leitor com condições de déficit de atenção não conseguir se guiar mentalmente pelo incentivo gráfico das ondulações laterais, como pela dificuldade e desconforto com os espaços desnecessariamente desiguais. E é por isso que, antes de te ensinarmos a como justificar o texto no WordPress, é importante saber o que citamos anteriormente: ele será punido pelo algoritmo do Google.

Veja mais: O que são ferramentas de marketing digital e porque incorpora-las ao seu negócio

Você pode ser punido pelo google!

Além de um texto justificado não ser tanto agradável para pessoas com déficit de atenção e problemas similares – que acabam por prejudicar na leitura de um texto com este formato – o próprio sistema de pontuação do Google ranqueia páginas com essa formatação para baixo.

wordpress 21
Como Justificar o Texto no WordPress em 5 minutos 9

Deste modo, se o seu texto estiver justificado, o Google poderá puni-lo e você poderá perder posições. uma péssima ideia para quem quer ter tráfego orgânico, não é mesmo? Caso seja um cliente que queira um texto justificado, aconselha-lo seria uma ótima ideia não faze-lo, e converter todos os textos já justificados no bom e velho padrão alinhado a esquerda.

Entretanto, como o propósito deste artigo é te auxiliar e te ensinar a como justificar o texto no WordPress, iremos te mostrar abaixo todo o processo – que é extremamente simples e vai levar apenas 5 minutos para instalar a extensão e conseguir cumprir com o seu objetivo.

Como justificar o texto no WordPress

Para conseguir executar a tarefa e descobrir como justificar o texto no WordPress é mais simples do que parece: através de um simples atalho no teclado, é possível fazer isso. Sim, existe uma opção no WordPress que permita que você utilize um atalho no teclado para que seu texto seja justificado.

Para fazer isso, selecione o parágrafo ou texto que deseja justificar e use o atalho: ALT + SHITF + J. Entretanto, existe uma questão em relação este atalho: ele só funciona em versões antigas do WordPress. Para quem está na versão 4.7 em adiante, esse atalho não executa mais essa tarefa. Portanto, para conseguir fazer isso com o WordPress atualizado, será necessário instalar um plugin que permita isso: o Re-Add.

PLUGIN RE-ADD TEXT UNDERLINE AND JUSTIFY

Para reativar as funções que existiam antes da atualização do WordPress para a versão 4.7 e aprender a como justificar o texto no WordPress é bem simples. Basta seguir os seguintes passos:

  • Instale e ative o plugin Re-add text underline and justify;
  • No painel do WordPress clique na Aba Configurações e a seguir Escrita.
  • Altere o valor de Editor Style. A opção Re-add underline & justify + rearrange faz com que tudo volte a ser como era antes;
  • Em seguida salve as alterações e pronto!

Com essas simples tarefas, você terá a opção de justificar o texto novamente através da ferramenta da WordPress e criar um artigo com esse formato.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião abaixo!

A missão da Nixem é auxiliar você e tornar a sua vida mais simples. Para isso, trabalhamos todos os dias para trazer artigos e explicar para o nosso público tudo o que eles precisam saber sobre o universo do marketing digital e o que o envolva.

barra de herramientas wordpress
Como Justificar o Texto no WordPress em 5 minutos 10

Se este artigo foi útil para ensinar você a como justificar o texto no WordPress, não deixe de comentar sua opinião abaixo. Além disso, acesse a página principal da Nixem e confira mais dicas e informações em relação ao universo do marketing digital!